Vantagens competitivas das embalagens standard

Se estiver pensando em um produto cosmético novo é bem provável que chegue à conclusão que precisará de uma embalagem e que será a identidade do seu produto no ponto de venda. Essa é a razão da importância dessa embalagem ter aparência e qualidade compatíveis com sua proposta de valor. Afinal será a imagem da embalagem que seu consumidor terá o contato inicial até o primeiro uso. Por isso dizemos que para produtos novos a primeira venda é sempre feita pela embalagem.

Logo a embalagem deve representar muito bem sua marca sendo comum a busca de diferenciação através de formatos exclusivos. Porém demandam moldes proprietários, investimentos e prazos desafiadores na estrutura de custo do produto, dificultando o retorno esperado para aquele projeto. Outro ponto é o risco, já que o investimento em ferramental normalmente pressiona o volume de vendas.

Uma modalidade cada vez mais relevante é a possibilidade de se utilizar embalagens plásticas standard, ou seja, modelos já existentes que não requer a fabricação de moldes. E quais as vantagens de se utilizar embalagens standard?

Além de não exigir a fabricação de moldes proprietários, a embalagem standard estará “pronta para o uso”, bastando personalizar cor, tipo de tampa e decoração gráfica, reduzindo o time-to-market consideravelmente e permitindo lançar o produto no mercado a tempo de um ciclo de evidência (verão, Natal, por exemplo).

Com a embalagem standard é possível lançar mais SKUs devido a maior disponibilidade de tamanhos e quantidades fracionadas, que diminuem o risco de que grandes lotes não sejam comercializados na velocidade prevista.

Com o valor do investimento dos moldes pode-se ter mais recursos para a comunicação do seu produto, explorando mais mídias e canais de venda, alavancando sua marca e novos lançamentos.

E embalagem standard não é sinônimo de embalagem inferior: Estão disponíveis vários formatos, materiais e tampas de qualidade que poderão ser personalizados com materiais, opção de reciclados, cores, aditivos, decorações serigráficas e hot stamping, além de rotulagem e sleeve que permitem que a mesma embalagem seja totalmente diferenciada entre si.

O importante é que a embalagem tenha shape “neutro” ou “minimalista” favorecendo a personalização sem haver identidade com qualquer outro produto o qual aquele frasco ou pote já tenha sido utilizado. Formatos com design muito detalhados dificultam a tarefa de diferenciação.

Outra estratégia com embalagens standard é expandir o portfólio de produtos com vários SKUs afim de “testar” a absorção do mercado (novos mercados / segmentos), comum em grandes marcas, mitigando investimentos que sob o ponto de vista de risco, que não viabilizariam o projeto.

Assim como grandes marcas tem utilizado embalagens standard, avalie essa possibilidade para seu novo projeto. A AB Plast possui uma linha standard completa e personalizável para cada projeto.



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