Reciclagem: um novo mundo de possibilidades

O plástico é um polímero criado no começo do último século pelo químico alemão Fritz Klatte. Originado na palavra grega “plastikos”, que significa “que pode ser moldado”, teve muitas mudanças e aperfeiçoamentos ao longo da história. Pesquisadores identificaram possibilidades na variação das características de cada polímero, diversificando seus tipos. Assim surgiu a divisão dos plásticos em: termoplásticos (podem ser reciclado) e termorrígidos (não são recicláveis).

Os plásticos reciclados podem se tornar desde produtos domésticos de uso diário, como novas embalagens para produtos de higiene e limpeza da casa, até vestidos de alta costura.

Na AB Plast, temos processos produtivos focados na sustentabilidade e utilizamos PET PCR (Reciclado Pós Consumo) na composição das nossas embalagens. O PET PCR apresenta estética típica de origem sustentável, com cor levemente mais escura e poucas pintas, além de discreta redução de resistência ao stress cracking (ESCR), drop-test e exposição ao calor.

O processo de reciclagem do PET passa pela coleta do material, seleção por cor e enfardamento para transporte. Já nas empresas de reciclagem esse material é moído e intensamente lavado a quente em equipamentos especiais para descontaminação, secagem e nova moagem e separação de pós. 

Esta prática reduz o consumo de energia e de matéria-prima virgem, trazendo inúmeros benefícios para o meio ambiente sem comprometer a qualidade do produto.

Por isso, a separação, coleta e reciclagem dos produtos plásticos, tanto nos âmbitos industriais quanto na vida pessoal de cada cidadão, é essencial para que tenhamos um novo mundo de possibilidades.



Precisa de ajuda?