iafa2

Instituto A Fonte da Alegria

Nós acreditamos que um dos fatores que definem o grau de amadurecimento de uma empresa é a preocupação com o impacto social de suas atividades. E no Catarinense Pharma este tema está enraizado na cultura empresarial, não só na geração de empregos e renda ou na assistência aos colaboradores, mas também através da responsabilidade social.

Em ação desde 2001, o IAFA – Instituto A Fonte da Alegria – se faz presente na sociedade e mantém ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das famílias, crianças jovens, adultos, idosos e de sua comunidade, além de despertar a consciência social também em seus colaboradores, que participam como voluntários nas ações do Instituto.

Conheça todos os projetos do IAFA

Coração Solidário

Em determinados períodos do ano, projetos e ações são desenvolvidas para atender necessidades específicas de cunho assistencial de famílias e entidades carentes. Dentre as ações promovidas pelo Projeto Coração Solidário, destaca-se a Campanha de Natal e Campanha do Agasalho.

Cata Quilo

Criado em 1996, o Projeto Cata Quilo tem como objetivo principal minimizar a fome e a angústia de diversas famílias carentes. Os valores arrecadados são revertidos em cestas básicas, medicamentos e roupas, que são entregues mensalmente às famílias cadastradas no projeto.

Pelotão Mirim

O Catarinense Pharma patrocina esse projeto criado em 1998, que tem como objetivo atender adolescentes visando desenvolver habilidades e conhecimentos que facilitem sua integração em sociedade e reforcem valores como auto estima, coletividade e amor ao próximo.

Vila Vicentina

Este projeto foi a principal inspiração para a criação do IAFA – Instituto A Fonte da Alegria. Criado em parceria com a Sociedade de São Vicente de Paulo, a Vila Vicentina é uma comunidade localizada em Joinville – Santa Catarina, que atende, auxilia e desenvolve ações para idosos carentes.

Bombeiros Voluntários e Bombeiros Mirins

Todos os dias o Catarinense Pharma abre as portas do seu refeitório para os Bombeiros Voluntários de Joinville almoçarem, sendo que os bombeiros possuem contrato direto com empresa que administra o restaurante. Esta iniciativa ajuda a manter a instituição ativa e contribui com a instituição bomberil mais antiga do País.

IGK

O Catarinense Pharma apoia através da Lei Rouanet o projeto do Instituto Guga Kuerten, que é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo garantir oportunidades de inclusão social para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O projeto completa 20 anos em 2020 e tem sede em Florianópolis (SC), onde desenvolve iniciativas esportivas, educacionais e sociais para que esse público possa conquistar a cidadania.

FEE

O PROJETO FEE – Força Empresarial para Emergências, é uma organização não-governamental e sem fins lucrativos ajuda A Força Empresarial para Emergências (FEE Brasil), organização sem fins lucrativos, nasceu da necessidade de se colocar a serviço da sociedade, a partir de 2008, quando grandes catástrofes climáticas se tornaram mais frequentes em Santa Catarina. A ideia começou com a organização da Central Solidária para arrecadação, separação e logística de entrega dos donativos aos desabrigados e afetados pelas fortes chuvas e deslizamentos de terra, em diferentes cidades do estado.

Diante da necessidade, o presidente do Catarinense Pharma, Adriano Bornschein Silva, liderou o movimento, que mais tarde resultou na criação da ONG. A iniciativa tem o apoio de entidades de Joinville como a Associação Joinvilense de Organizações Sociais (AJOS), Rotary Club de Joinville Manchester, Clube de Jipeiros e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Em diferentes eventos climáticos, a FEE foi responsável por organizar a Central Solidária e se tornou referência nacional, sendo replicada em situações emergenciais de outros estados, a exemplo do Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre as frentes de atuação da FEE:

– Arrecadação e administração de doações em situações de desastres
– Ações educativas para redução do risco de desastres
– Apoio às organizações atuantes na área
– Formação de lideranças e voluntários habilitados a agir nos casos de emergência
– Consultoria para empresas e organizações na criação e implementação de planos de emergência
– Estruturação e criação de núcleos regionais em diversas cidades de Santa Catarina

Precisa de ajuda?