Sleeve como opção econômica e sustentável

Uma opção que está ganhando cada vez mais espaço na decoração de embalagens é o processo de conhecido por rótulo termo encolhível, ou simplesmente “sleeve” e motivos para esse crescimento não faltam, vamos abordar alguns aqui. 

Talvez o mais característico seja a oportunidade de cobrir todas as faces visíveis das embalagens com o filme termo encolhível. Isso é possível devido a capacidade do filme contrair em diferentes proporções (mais no gargalo e no fundo frasco), copiando perfeitamente o formato externo do frasco. O início do filme encolhido fica logo abaixo da tampa do frasco e ao final do raio do fundo do frasco, dando muita liberdade ao designer gráfico para personalizar qualquer embalagem.

Entre as possibilidades está a capacidade de colorir a embalagem como preferir, mantendo uma única cor (branco ou mesmo transparente) em todas as embalagens, mas cada SKU com sua cor/decoração própria e em quantidades distintas, permitindo uma aquisição mais racional de frascos.

Também é possível utilizar muitos recursos gráficos como impressão policromia para imagens, verniz fosco/brilho, degradê topo/fundo, cold stamping, etc. Esse potencial pode ser explorado pela área de criação dando uma grande oportunidade de diferenciação aos produtos. É possível também imitar alumínio e madeira, por exemplo. Não por acaso os itens infantis são um grande mercado para essa aplicação.

Explorar a comunicação 360° favorece também além de cores a possibilidade de incluir informações que normalmente não seriam possíveis fisicamente em embalagens menores, explorando as laterais e raios de frascos de formatos irregulares. É uma boa forma de colocar todo aquele texto exigido num frasco de 100ml, por exemplo.

Normalmente, produzido em filmes de PET, PETG, PVC, o rótulo pode receber impressão interna, o que favorece a segurança do texto contra arranhões no processo ou transporte e preserva o brilho externo com a face do próprio filme.

A aplicação do filme pode ser feita através de bobina e aplicador com corte automático ou em luvas individuais para aplicação manual. Uma vez o filme encaixado na embalagem ele passará pelo túnel de encolhimento, que pode ser acionado por ar direcionado e aquecido por resistências elétricas ou vapor de água soprado. O processo é veloz e com boa repetibilidade após o setup, com perdas relativamente baixas.

Outra vantagem do processo é que pode ser economicamente interessante em artes mais complexas, uma vez que o processo gráfico é mais barato que a impressão direta nesses casos. 

É uma opção sustentável, pois o filme é reciclável e permite o uso de frascos incolores (no caso do PET) que favorecem a cadeia de reutilização do material, inclusive sem potenciais contaminação pela própria decoração direta (o sleeve é removido antes do processo de moagem ou mesmo no processo de lavação após a moagem).

Em frascos em PEAD a lógica é a mesma, permitindo o uso do material incolor, que além de colaborar com a reutilização do material ainda dispende menor custo pela ausência do pigmento. 

O filme poderá ser encolhido após o envase ou preferencialmente ser aplicado e encolhido pelo fabricante da embalagem, chegando já acabado e sem perdas ao envasador.

A AB Plast possui aplicador e túnel de encolhimento à vapor com excelente acabamento como mais uma opção de personalização de frascos.



Precisa de ajuda?