Inovação + sustentabilidade = inovabilidade

Um recente termo no mundo das palavras modernas surgiu para trazer reflexão: inovabilidade. A junção de 2 temas muito representativos da atualidade vem do inglês innovability resume essa associação quase natural para muitos negócios: buscar novas estratégias com rentabilidade e responsabilidade socio-ambiental (sim, ser rentável também é ser sustentável). 

De certa forma o termo inovabilidade traz um critério que nem deveria ser algo novo: todo o produto, serviço ou negócio tem o propósito de ajudar a resolver um problema, trazer facilidade, melhoria, atender uma necessidade do seu cliente sem abrir mão de ser novo ou trazer diferencial, bem como ser viável financeiramente e sem prejudicar o meio ambiente. Afinal se for para resolver um problema o produto não pode gerar outro problema, senão o efeito colateral é maior que o benefício.

E aqui nesse by-pass de qualquer projeto, fica a pergunta: meu produto está sendo realmente relevante para o meu cliente? A cadeia e o ciclo de vida desse empreendimento foi devidamente estudado para ter certeza que é o caminho de menor impacto ambiental? E por último, esse produto ou empreendimento vai trazer retorno financeiro?

Uma relação construtiva é avaliar os pilares ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da ONU e estudar como o negócio será tangível a esses alvos na agenda 2030, ou que no mínimo o empreendimento não seja um retrocesso. Não é dever individual salvar o planeta mas não prejudicar o próximo é uma responsabilidade natural como ser humano e negócios.



Precisa de ajuda?