Gargalos para frascos

Você sabia que para gargalos rosca de frascos existem padrões de medidas ?

Sim, e não são poucos: para vidros normalmente são utilizadas as normas GPI / GCMI, entre outras similares. Para plásticos com gargalo lacre vários fabricantes de máquinas voluntariamente desenharam padrões que se tornaram conhecidos no mercado como o PCO e PCF. E para plásticos como os frascos de cosméticos e afins existe a norma ASTM (além de ISO, SPI e outras). Vamos falar aqui especificamente da normal D2911 da ASTM.

Nessa normal há várias “terminações” ou termo em inglês “neck finish”, e essencialmente são 3 alturas mais comuns: a altura 400, 410 e 415. Essas “alturas” de gargalo se traduzem em: 400 é o mais baixo, normalmente com 1 volta de rosca. A altura 410 é a intermediária com 1,5 a 2,0 voltas de rosca. E a 415 é o gargalo mais alto com 2 voltas de rosca.

E qual melhor altura ? Em geral a terminação 400 é utilizada mais para potes por se tratar de altura muito baixa e por isso mais suscetível a menor contato entre o filete da tampa e do gargalo em frascos menores. Já em potes, como o diâmetro é maior, esse contato acaba sendo grande devido ao maior perímetro do gargalo. Quanto mais contato entre os filetes de tampa e frasco maior será a capacidade de suporte ao torque, evitando que a tampa se solte ou pule.

Na altura 410 a altura é mais apropriada e é comum haver esse gargalo com 2 voltas de rosca ao invés de 1,5 voltas padrão. Assim a tampa dispõe de um bom apoio entre filetes da rosca para o torque sem exigir um gargalo muito alto. A altura 415 é similar a 410 mas sempre com 2 ou até 3 voltas de rosca, normalmente para aplicações onde demande ainda mais torque da tampa ou paralelismo. Atualmente devido a demanda de redução de peso os gargalos menores fazem mais sentido para alguns projetos.

Definida a terminação do gargalo, temos os diâmetros do gargalo também são padronizados. Essa medida é referente ao diâmetro externo da rosca, chamado do diâmetro “T”. Assim se a rosca tem Ø T de 23,70mm ela será denominada rosca 24 / 410. Nessa condição pela tabela de padronização teremos outros aspectos importantes como o diâmetro do fundo da rosca, chamado de diâmetro “E”. O passo da rosca (trapezoidal), altura de filete da rosca, serão consequentemente associados ao padrão. Outras 2 medidas importantes são: Ø I, referente ao diâmetro interno do gargalo e que, dependendo do tipo de tampa a ser utilizado, pode ser uma medida crítica, responsável pela vedação do conjunto e a medida “S”, que é a altura do inicio da rosca, importante para garantir que as voltas de rosca estejam coincidindo entre frasco e tampa (do contrário de nada serve várias voltas de filete).

Nas tampas essas medidas são similares, porém o Ø T é o fundo da rosca nesse caso enquanto o Ø E é topo, permitindo assim a avaliação T com T e E com E entre frasco e tampa. 

 

E para fazer a avalição entre tampa e frasco algumas interações são importantes como: folga entre Ø E tampa e Ø E frasco e folga entre Ø T tampa e Ø T frasco. As folgas devem levar em conta as tolerâncias das medidas. Ou seja, considere a menor medida da tampa com a maior medida do frasco. Assim na condição “extrema” ainda assim deve ter um mínimo de 0,05mm por lado de folga. Se o seu produto escorre no gargalo e acumula resíduo pode ser necessário uma folga maior para que a tampa não trave no frasco com alguma sobra de produto endurecido. 

Outra avaliação importante é o contato entre os filetes, considerando o Ø T do frasco com o Ø E da tampa. Considere a menor medida do frasco com a maior medida do tampa. Nessa condição ainda deve haver um contato mínimo de 0,20mm por lado afim de suportar o torque de fechamento sem a tampa pular.

Na altura H o objetivo é que a base da tampa não toque o ombro do frasco para que o topo do gargalo possa tocar o fundo da tampa para vedação.

Por ultimo a condição de interferência entre batoque da tampa entre diâmetro interno do frasco (Ø I frasco com Ø I tampa), considerando o gargalo no máximo e a tampa no mínimo ainda deve haver uma interferência mínima de 0,05mm por lado afim de garantir a vedação.

Há outras formas de vedação como a vedação de topo ou batoques de contato chamados crab craw (pata de caranguejo) e nesses casos a avaliação acaba sendo mais funcional.

Essas são as principais características dos gargalos rosca para frascos plásticos para avaliar a compatibilidade de tampa e frasco.



Precisa de ajuda?